(ANSA) - "O setor de energia impulsiona" o relançamento das relações econômicas entre Roma e Buenos Aires e será o ponto alto de um fórum bilateral, previsto para junho, na Itália.
Em uma conversa com a ANSA, o presidente da Câmara Ítalo-Argentina de Comércio, Giorgio Alliata di Montereale, avalia positivamente a recente missão do presidente Javier Milei em Roma, acompanhado por uma representação substancial de empresas argentinas.
"Foi uma iniciativa positiva e com muita predisposição por parte da Itália para uma integração concreta e para fazer negócios", afirma Alliata, que também preside a Eurocâmara Argentina e é membro do conselho de administração da holding ítalo-argentina Techint.
"A Europa e a Itália precisam de energia, e a Argentina possui a segunda maior reserva mundial de gás de xisto e 21% das reservas mundiais estimadas de lítio. São setores que despertam muito apetite para investimentos estrangeiros e torna-se estratégico, portanto, para a Europa e a Itália terem acesso seguro a esses recursos a preços razoáveis", observa o executivo.
Justamente dentro dessa linha, em junho, na Itália, será organizado um importante fórum para apresentar as oportunidades do país sul-americano no setor energético, seguido por uma missão empresarial italiana na Argentina, em outubro.
"São passos importantes e concretos nos quais estamos empenhados como Câmara de Comércio junto com o Ministério das Relações Exteriores, a embaixada italiana em Buenos Aires, o governo argentino, a Assocamerestero e a Confindustria", destaca Alliata.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA