A Federação Internacional de Natação (Fina) suspendeu por nove meses o nadador russo Evgeny Rylov, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, por ter apoiado a guerra na Ucrânia.
O atleta de 25 anos de idade participou em março de um comício no estádio Luzhniki, em Moscou, que foi organizado pelo presidente Vladimir Putin. O evento, que serviu para apoiar a invasão da Rússia, contou com a presença de vários outros esportistas.
Na oportunidade, o nadador estaria usando a letra "Z" em sua roupa, que é considerada um símbolo utilizado para identificar os apoiadores da guerra na Ucrânia.
Em um comunicado, a Fina informou que a suspensão de Rylov foi decidida "após sua participação e comportamento em um evento no estádio Luzhniki, em Moscou, no dia 18 de março". A punição concedida ao atleta russo começou a valer na última quarta-feira (20).
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, comentou em uma teleconferência que a punição da Fina mostrou que o esporte está "politizado". Já o ministro do Esporte da Rússia, Oleg Matytsin, comentou que a suspensão foi "discriminatória", segundo a agência de notícias Tass.
Após ter conquistado uma medalha de bronze nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, Rylov faturou dois ouros em Tóquio, no Japão, nos 100 e 200 metros costas.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA