A Alpine anunciou nesta terça-feira (2) que o australiano Oscar Piastri, 21 anos, será o companheiro de equipe de Esteban Ocon para a próxima temporada de 2023 na Fórmula 1.
O piloto substituirá o experiente Fernando Alonso, que anunciou sua ida para a Aston Martin um dia antes.
"Dupla de pilotos confirmada para 2023: Esteban Ocon e Oscar Piastri. Depois de quatro anos como parte da família Renault e Alpine, o piloto reserva Oscar Piastri foi promovido para um assento ao lado de Esteban Ocon a partir de 2023", diz a curta nota nas redes sociais.
2023 driver line-up confirmed: Esteban Ocon ?? Oscar Piastri
— BWT Alpine F1 Team (@AlpineF1Team) August 2, 2022
After four years as part of the Renault and Alpine family, Reserve Driver Oscar Piastri is promoted to a race seat alongside Esteban Ocon starting from 2023. pic.twitter.com/4Fvy0kaPn7
Piastri, que foi campeão na Fórmula 3 e na Fórmula 2, era apontado como sucessor natural do espanhol, que surpreendeu até mesmo os dirigentes na Alpine com sua saída.
No entanto, segundo matérias publicadas pela mídia especializada em automobilismo, o piloto teria fechado um pré-contrato com a McLaren, o que teria irritado os franceses.
Por contrato, Piastri teria obrigação de aceitar a ida para a F1 pela Alpine assim que fosse chamado.
Piastri nega
Horas após a equipe francesa comunicar que ele havia sido "promovido", Piastri negou a informação.
"Eu entendo que, sem meu acordo, a Alpine F1 publicou um comunicado de que eu vou dirigir para eles no próximo ano. Isso está errado e eu não assinei um contrato com a Alpine para 2023. Eu não vou pilotar pela Alpine no ano que vem", escreveu em suas redes sociais.
I understand that, without my agreement, Alpine F1 have put out a press release late this afternoon that I am driving for them next year. This is wrong and I have not signed a contract with Alpine for 2023. I will not be driving for Alpine next year.
— Oscar Piastri (@OscarPiastri) August 2, 2022
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA