Após o colapso da alta diretoria da Juventus chacoalhar o futebol italiano, a mídia local divulgou nesta terça-feira (29) novos detalhes da investigação do Ministério Público de Turim sobre os ganhos de capital fictícios da Velha Senhora.
Uma das provas recolhidas pelas autoridades, segundo o La Repubblica, surgiu em uma conversa em um grupo no WhatsApp entre os jogadores em março de 2020. O bate-papo tem Giorgio Chiellini como protagonista e foi sobre o acordo dos vencimentos do grupo durante a pandemia de Covid-19.
Os atletas da Velha Senhora concordaram oficialmente em reduzir os salários por causa do impacto econômico provocado pela emergência sanitária e abriram mão de quatro meses. No entanto, eles teriam assinado contratos secretos que os permitiram receber três vencimentos nos meses seguintes.
O periódico informou que Chiellini enviou mensagens tranquilizando o restante do plantel sobre o assunto, garantindo que um comunicado com valores "diferentes" seria divulgado oficialmente devido a "questões do mercado de ações". O zagueiro ainda aconselhou os ex-companheiros de equipe a não falar sobre o tema com jornalistas.
A Procuradoria de Turim, por exemplo, afirmou anteriormente que existe um documento que aponta para um acordo secreto de quase 20 milhões de euros com Cristiano Ronaldo. O valor estaria "faltando" nos balanços da Juve dos últimos anos.
Tudo começou em meados de maio 2021, quando as autoridades da capital da região do Piemonte abriram a investigação chamada Prisma, que visava os balanços financeiros relativos ao triênio 2018/2021 e teriam sido distorcidas por operações duvidosas.
Ao todo, a Procuradoria estima ganhos fictícios na casa dos 155 milhões de euros e acusa a Juve de supervalorizar as quantias dos jogadores para equilibrar as contas, que já estariam no vermelho. A manobra irregular teve efeito direto no mercado de ações.
A imprensa local especula que a Velha Senhora corre sérios riscos de receber sanções em virtude do caso, desde pesadas multas até a hipótese de receber punições na tabela de classificação da Série A da Itália.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA