(ANSA) - O ex-treinador italiano Carlo Mazzone, morreu neste sábado (19), em Ascoli Piceno, na Itália, aos 86 anos, informou sua família à ANSA.
O italiano é o técnico que possui a maior quantidade de jogos na Série A da Itália, com 795 duelos. Ele iniciou sua trajetória no banco de reservas do Ascoli, em 1968, e se aposentou em 2006, no Livorno.
Mazzone passou por 12 clubes em sua carreira de quase quatro décadas, mas é lembrado pelas positivas experiências que teve no Bologna, no Brescia e na Roma.
O ex-comandante foi o responsável por promover o ex-craque Francesco Totti para a equipe principal da Roma e transformá-lo em um "trequartista" em vez de mantê-lo como centroavante.
Mazzone também liderou Baggio, Pirlo e Guardiola no Brescia Em 2019, a nova arquibancada leste do estádio "Cino e Lillo Del Duca" em Ascoli Piceno recebeu seu nome e, no mesmo ano, ele foi incluído no Hall da Fama do futebol italiano.
No ano passado, o documentário "Come un Padre", dirigido por Alessio Di Cosimo, sobre a vida e a carreira de Mazzone foi lançado na plataforma Prime Video. A produção tem como base as histórias contadas pela família do ex-treinador e diversas personalidades do futebol, principalmente da Itália.
Como homenagem, todos os jogos do dia válidos pela primeira rodada da Série A respeitarão um minuto de silêncio em memória do ex-técnico.
"Carlo Mazzone foi um símbolo do futebol. Foi o decano dos treinadores, com o recorde de quase 800 jogos na Serie A. Deu muito a este esporte em cada respeito, técnico, esportivo e humano. A Lega Serie A se une às condolências da família e de todos os torcedores italianos", afirmou o presidente da Liga Serie A, Lorenzo Casini.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA