(ANSA) - O ex-zagueiro Fabio Cannavaro afirmou que o futebol italiano precisa "encontrar novas soluções" para voltar ao topo e lamentou a falta de jogadores "campeões" no país.
Ausente das duas últimas Copas do Mundo e tendo desempenhos abaixo do esperado, a Itália corre sérios riscos de ficar de fora também da Eurocopa de 2024, precisando de bons resultados nas próximas partidas contra Macedônia do Norte e Ucrânia.
"O sistema não funcionou nos últimos anos. Devemos achar novas soluções e entender o motivo de não produzirmos mais tantos campeões. Há muitas coisas para refletir, mas caberá a quem comanda o futebol do país para entender o que precisa der mudado", afirmou o ex-defensor em um evento na Itália.
A queda do nível do futebol italiano é amplamente debatida há anos por especialistas, profissionais e curiosos, tanto que várias hipóteses já surgiram, desde a instabilidade financeira dos clubes até acordos de direitos televisivos deficientes.
O ex-treinador da Azzurra Roberto Mancini, atualmente na Arábia Saudita, nunca escondeu sua insatisfação com as poucas chances concedidas a jovens jogadores italianos na Série A, principalmente nos gigantes do país.
Caso levarmos em consideração apenas a rodada anterior do campeonato, os três maiores campeões do país (Juventus, Inter e Milan) começaram seus respectivos jogos com apenas 11 italianos entre os titulares.
Aos 50 anos, Cannavaro capitaneou uma das gerações mais fantásticas da Azzurra, que foi recompensada com a conquista do tetracampeonato mundial em 2006, na Alemanha.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA