(ANSA) - O Fluminense venceu o Al Ahly, do Egito, por 2 a 0 e se classificou para a final do Mundial de Clubes da Fifa na Arábia Saudita.
O campeão da Libertadores bateu o campeão da Liga dos Campeões da África com dois gols na reta final do jogo: o colombiano Jhon Arias abriu o placar em cobrança de pênalti aos 26 minutos do segundo tempo e John Kennedy, autor do gol do título no torneio continental sul-americano, definiu o placar aos 45.
O time brasileiro encontrou dificuldades ao longo do jogo no King Abdullah Sports City Stadium em Jidá: no primeiro tempo, os egípcios chutaram 13 vezes contra apenas três arremates da equipe carioca. Dos três, no entanto, dois acertaram a trave do goleiro El-Shenawy.
Na segunda etapa, o Fluminense controlou mais a posse de bola, se estabeleceu no campo ofensivo e finalizou mais (11 a 7), definindo a vitória a partir de uma inversão de jogo de Paulo Henrique Ganso para Marcelo. O lateral foi derrubado dentro da área por Percy Tau e assim foi marcado o pênalti que resultou no primeiro gol.
Atrás no placar, o campeão africano foi pro ataque, deixou espaços atrás e cedeu o segundo gol já nos instantes finais.
O Fluminense vai jogar a final do Mundial na sexta-feira (22), às 15h, no mesmo King Abdullah Sports City Stadium, em Jidá.
O adversário será conhecido nesta terça-feira (19) na partida entre o Manchester City, da Inglaterra, e o Urawa Reds, do Japão.
O jogo entre os campeões da Europa e da Ásia será no mesmo local, às 15h desta terça-feira (horário de Brasília).
A Europa venceu todas as edições do Mundial de Clubes desde 2013.
O último sul-americano a conquistar o título foi o Corinthians, em 2012.
Essa será a última edição do torneio neste formato. A partir de 2025 ele será jogado de quatro em quatro anos por 32 equipes.
A Fifa realizará anualmente uma Copa Intercontinental com um formato semelhante ao atual, porém com o campeão europeu entrando diretamente na final.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA