A Federação de Futebol da Inglaterra (FA) anunciou nesta quarta-feira (16) o alemão Thomas Tuchel como novo treinador da seleção inglesa.
O comandante, que substituirá Gareth Southgate, assumirá o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025 e seu contrato tem duração de pouco mais de um ano.
"Estou muito orgulhoso de ter tido a honra de liderar a seleção inglesa. Eu sinto uma ligação pessoal com o futebol deste país, e isso já me proporcionou alguns momentos incríveis.
Ter a oportunidade de representar a Inglaterra é um enorme privilégio e a oportunidade de trabalhar com este grupo especial e talentoso de jogadores é verdadeiramente emocionante", afirmou Tuchel.
O alemão se tornará o terceiro técnico estrangeiro na história a comandar a Inglaterra após o sueco Sven-Goran Eriksson (2001-2006) e o italiano Fabio Capello (2007-2012).
O principal objetivo de Tuchel no banco de reservas inglês será levar o país para a Copa do Mundo de 2026, na América do Norte. No torneio, a Inglaterra buscará colocar um ponto final em um jejum de quase 60 anos por um título.
Conhecido por ser inovador e rigoroso, Tuchel viu sua carreira explodir em 2015, quando levou o Borussia Dortmund ao vice-campeonato da Bundesliga de 2015/16. O alemão coleciona passagens por Paris Saint-Germain, Chelsea e Bayern de Munique, onde teve uma aventura conturbada.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA