A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, se reuniu nesta terça-feira (24) com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, à margem da 79ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
Segundo fontes oficiais, Meloni enfatizou o firme apoio da Itália à legítima defesa da Ucrânia, com o objetivo de criar as melhores condições possíveis para uma paz justa e duradoura.
Além disso, reforçou que o governo italiano continuará na linha de frente também em 2025, com a organização em Roma da Conferência de Recuperação da Ucrânia, e estará ao lado do país liderado por Zelensky por todo o tempo necessário.
Por sua vez, o presidente da Ucrânia agradeceu Meloni pelo seu compromisso com uma paz justa e duradoura em meio ao conflito deflagrado pela Rússia.
"É sempre um prazer encontrar Giorgia Meloni. À margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, concordamos com nossos próximos planos comuns. Estou grato a Giorgia por todos os passos decisivos dados pelo G7 sob a presidência italiana e pelo seu empenho em promover esforços conjuntos para estabelecer uma paz duradoura e justa", afirmou ele, ao publicar no X uma foto do abraço com a italiana em Nova York.
O novo encontro ocorre após Meloni e Zelensky conversarem sobre como alcançar uma paz justa no conflito contra a Rússia, à margem do Fórum Casa Europeia-Ambrosetti em Cernobbio, na região da Lombardia, em 7 de setembro.
Na ocasião, os dois também discutiram sobre a reconstrução da Ucrânia e as necessidades mais urgentes antes da chegada do inverno. A Itália tem apoiado firmemente o país desde o início da invasão russa, mas disse que Kiev não deve usar sua ajuda militar além do solo ucraniano.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA