A ex-presidente da República Dilma Rousseff, que comanda atualmente o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) do Brics, recebeu neste domingo (29) a Medalha da Amizade da China, em uma cerimônia em Pequim.
O reconhecimento recebido do presidente da China, Xi Jinping, é a maior honraria concedida pelo governo do país asiático para estrangeiros.
A medalha é entregue para pessoas que fizeram contribuições à modernização da China, promovendo o comércio e a cooperação entre Pequim e nações estrangeiras, bem como protegendo a paz mundial.
"Esta medalha é uma prova dos fortes laços de amizade e cooperação entre nossos povos e países. Sou extremamente grata pela confiança e amizade do governo chinês. Estou ciente das conquistas notáveis da China nas últimas quatro décadas", disse Rousseff.
No evento, Xi afirmou Rousseff é uma "destacada representante" dos "muitos velhos e bons amigos que compartilham os mesmos interesses com o povo chinês".
A líder do NBD, que tem sua sede em Xangai, foi homenageada ao mesmo tempo que Brasil e China comemoram o 50º aniversário de suas relações diplomáticas.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA