(ANSA) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, lamentou a morte do ex-premiê da Itália Silvio Berlusconi, seu amigo de longa data.
Em uma mensagem de condolências, o líder russo diz que o falecimento do ex-primeiro-ministro é uma "perda irreparável".
"Sempre admirei sinceramente sua sabedoria, sua capacidade de tomar decisões equilibradas e de longo prazo até nas situações mais difíceis", escreveu Putin, que conheceu Berlusconi no G8 de Gênova, em 2001.
Desde então, os dois construíram uma relação de amizade, com recorrentes elogios mútuos e trocas de presentes luxuosos - o último deles foi uma caixa com 20 vodcas enviada pelo presidente ao ex-premiê.
"Silvio Berlusconi deu uma contribuição inestimável para o desenvolvimento da parceria russo-italiana", acrescentou Putin. "Para mim, Silvio foi uma pessoa querida e um verdadeiro amigo", disse.
Berlusconi sempre hesitou em criticar a Rússia abertamente por conta da invasão à Ucrânia, apesar do alinhamento do governo de Giorgia Meloni a Kiev.
No fim do ano passado, chegou a dizer que Putin havia sido "empurrado" para o conflito pela própria população russa e por seus ministros, gerando críticas do governo ucraniano. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA