(ANSA) - Os ministros das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, e da Líbia, Najla el-Mangoush, realizaram um inédito encontro em Roma na semana passada.
Divulgada apenas neste domingo (27), essa foi a primeira reunião na história entre chanceleres dos dois países. "O objetivo foi examinar as opções para colaborações e as relações entre as nações e preservar a herança do judaísmo líbio", diz um comunicado do Ministério das Relações Exteriores de Israel.
Segundo a nota, que agradece o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, por ter sediado o "histórico encontro", esse foi um "primeiro passo" na aproximação entre Israel e Líbia, país africano que vive uma disputa de milícias desde a queda de Muammar Kadafi, em 2011.
"Estamos trabalhando com uma série de países no Oriente Médio, na África e na Ásia para expandir o círculo de paz e normalização de Israel", acrescenta o comunicado.
O país vem promovendo nos últimos anos um processo de aproximação com nações muçulmanas, como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Marrocos, rompendo décadas de isolamento diplomático no mundo árabe. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA