Meloni reafirma apoio à Ucrânia em conversa com Zelensky

Premiê italiana também telefonou para o presidente da Turquia

Zelensky agradeceu Meloni por todo seu 'apoio efetivo' (foto: ANSA)
Zelensky agradeceu Meloni por todo seu 'apoio efetivo' (foto: ANSA)

(ANSA) - A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, conversou nesta quarta-feira (15) com os presidentes da Ucrânia e Turquia, Volodymyr Zelensky e Recep Tayyip Erdogan, respectivamente.

De acordo com o Palazzo Chigi, a chefe de governo italiana "confirmou o apoio contínuo e abrangente" para Kiev com o objetivo de alcançar uma paz "justa, duradoura e abrangente" no leste europeu.

O mandatário ucraniano, por sua vez, agradeceu Meloni por todo seu "apoio efetivo" desde o início do conflito contra a Rússia.

"Conversei com Meloni para expressar gratidão pelo forte apoio dela e da Itália à Ucrânia. A Itália está demonstrando uma liderança forte e prevejo que sua presidência do G7 em 2024 produzirá resultados ainda mais importantes", escreveu Zelensky em suas redes sociais.

O presidente ucraniano acrescentou que convidou Meloni a participar da segunda edição da cúpula "Grãos da Ucrânia".

Além de Zelensky, a premiê teve uma "detalhada conversa telefônica" com Erdogan. Na ocasião, os dois líderes valorizaram seus "estreitos laços bilaterais".

"Durante a troca de pontos de vista, foram abordados os últimos desenvolvimentos da crise em curso. A primeira-ministra espera uma rápida diminuição do conflito, que não deve se alastrar ao resto da região, e destacou o papel crucial que a Turquia tem neste contexto", informou a nota.

"Ambos os líderes reafirmaram a sua vontade de contribuir para a segurança e a estabilidade nesta fase difícil da região", acrescentou. (ANSA).