(ANSA) - Mais de 1,1 milhão de eleitores foram chamados às urnas a partir deste domingo (2) para escolher o novo governador da região de Friuli Veneza Giulia, no norte da Itália.
As urnas permanecerão abertas hoje até às 23h (horário local) e nesta segunda-feira (3) até às 15h. O pleito também servirá para renovar o prefeito e o conselho municipal em 24 cidades, incluindo Udine.
A contagem dos votos será iniciada logo após o fechamento das 1.360 seções divididas em 215 municípios. O atual governador de Friulii Veneza Giulia, o conservador Massimiliano Fedriga, do partido ultranacionalista Liga, de Matteo Salvini, é o favorito à reeleição.
O seu principal rival é o conselheiro regional Massimo Moretuzzo, apoiado por um grupo de partidos como o PD e o Movimento 5 Estrelas (M5S). Seu objetivo é superar os 18% dos votos que o PD recebeu nesta região nas eleições gerais do ano passado Os resultados servirão de termômetro para o governo nacional, liderado pela primeira-ministra Giorgia Meloni, mas também para a nova secretária do Partido Democrático (PD), Elly Schlein.
De acordo com dados relativos a quase todas as seções (1.262 em 1.360) disponibilizados no site da região, a afluência até 12h (horário local) oscila entre 11% e 12%. No último turno das eleições regionais, em 2018, quando a votação ocorreu em um único dia, a participação final até o mesmo horário foi de 18,07%.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA