(ANSA) - O líder mafioso Matteo Messina Denaro está acordado e ativo após ter passado por uma cirurgia em um hospital de L'Aquila, centro da Itália, na última terça-feira (8).
As autoridades não deram detalhes sobre a operação, mas o chefão da Cosa Nostra de 61 anos está em tratamento contra um grave tumor no cólon.
Na terça, após uma piora de seu estado de saúde, ele foi transferido da penitenciária de segurança máxima de L'Aquila, onde cumpre pena de prisão perpétua em regime de isolamento total, para o Hospital San Salvatore.
"Matteo Messina Denaro acordou da operação, que correu muito bem, e está ativo", disse o garantidor dos direitos dos detentos na região de Abruzzo, Gianmarco Cifaldi, nesta quarta-feira (9).
Segundo ele, o mafioso está na unidade de terapia intensiva (UTI), medida de praxe após "intervenções do tipo". Ainda não se sabe quanto tempo Messina Denaro ficará internado, mas sua defesa alega a necessidade de acompanhamento médico 24 horas por dia e pede sua transferência definitiva para um hospital.
"Garantimos o direito à saúde com equipe médica qualificada e todas as agências do Estado operando no respeito à Constituição, incluindo eu mesmo", acrescentou Cifaldi, rebatendo a declaração do advogado do mafioso, Alessandro Cerella, de que o regime de isolamento total, conhecido como "41 bis", é incompatível com o estado de saúde de seu cliente.
Messina Denaro estava foragido desde 1993 e era tido como o "chefe dos chefes" da máfia siciliana, mas foi capturado em janeiro passado, em um hospital privado de Palermo onde faria quimioterapia. Ele era o criminoso mais procurado da Itália e vivia em um covil na pequena cidade de Campobello di Mazara, na Sicília. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA