(ANSA) - A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) espera que o exercício militar Steadfast Defender de 2024 seja “o maior exercício da Otan das últimas décadas”, com forças provenientes de “todos os 31 aliados e da Suécia”, baseado “nos novos planos de defesa da aliança”.
As informações foram dadas por um porta-voz do grupo à ANSA, questionado sobre o anúncio de Londres a respeito da intenção de deslocar 20 mil homens para o exercício.
“Steadfast Defender demonstrará nossa capacidade de empregar rapidamente forças da América do Norte e de outras partes da aliança para reforçar a defesa da Europa”, disse.
“Será uma clara demonstração da nossa unidade de força transatlântica e da nossa determinação em continuar a fazer tudo o que é necessário para nos proteger reciprocamente, nossos valores e a ordem internacional baseada em regras”, disse o porta-voz.
“Os exercícios da Otan são defensivos, transparentes e proporcionais, e são conduzidos em pleno respeito com as nossas obrigações internacionais”, concluiu.
Na próxima quinta-feira (18), último dia da reunião dos Chefes de Estado-Maior aliados em Bruxelas, novos detalhes devem ser divulgados,
Já se sabe que a maior parte da manobra ocorrerá no quadrante Alemanha-Polônia-Báltico, onde está localizado o Corredor de Suwalki, um dos pontos mais vulneráveis da aliança em relação a uma possível ofensiva russa.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA