O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, conversou neste domingo (7) com seu novo homólogo britânico, David Lammy, que assumiu a função após a esmagadora vitória do Partido Trabalhista nas eleições no Reino Unido.
O político italiano revelou que os dois concordaram em reforçar as relações entre Roma e Londres.
"A nossa parceria será operacional em dossiês prioritários no âmbito do G7 e da Otan, da Ucrânia ao Oriente Médio, da África ao tema da migração. A colaboração no setor de defesa também é estratégica", disse Tajani em suas redes sociais.
O telefonema foi o primeiro contato entre os dois ministros desde a posse do novo governo britânico, além de acontecer um dia depois de Giorgia Meloni, premiê da Itália, falar com seu homólogo, Keir Starmer.
"Queria confirmar ao ministro Lammy o desejo de continuar as excelentes relações bilaterais e das amplas convergências políticas entre Roma e Londres. Queremos continuar a desenvolver esta colaboração positiva e assegurar uma coordenação estreita", acrescentou Tajani.
O italiano e o britânico concordaram em se reunir o mais breve possível, também à margem dos próximos compromissos multilaterais, e em explorar em profundidade questões de interesse mútuo.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA