O líder do partido de extrema-direita Liga, Matteo Salvini, testou positivo para a Covid-19 nesta quinta-feira (3) nas tendas de teste rápido instaladas para a nova posse do presidente da Itália, Sergio Mattarella, informam fontes parlamentares à ANSA.
Com isso, um dos principais nomes na articulação para o pleito não poderá participar da cerimônia de juramento no Palácio do Quirinale, que começa dentro de alguns minutos.
Sono in buona compagnia: ai milioni di Italiani positivi e poi guariti, da oggi mi aggiungo io!
— Matteo Salvini (@matteosalvinimi) February 3, 2022
Giornata di lavoro come tante altre, tampone di controllo come tanti altri, nessun sintomo, ma risultato positivo.
A casa al volo qui a Roma, armato di computer, telefono e pazienza. pic.twitter.com/Z4J5uOcPLW
Os locais de testes foram instalados para garantir que todos que entrassem no evento tivessem dado negativo para o exame. Dos cerca de mil realizados, pouco mais de uma dezena de pessoas deram positivo e foram impedidas de entrar no recinto.
Mattarella foi reeleito no último sábado (29), na oitava votação do Parlamento, após a "centro-direita", grupo que conta com a Liga de Salvini, o Força Itália de Silvio Berlusconi e o Irmãos da Itália de Georgia Meloni, não conseguir emplacar um novo nome que obtivesse consenso também dos outros partidos que formam a base de governo de Mario Draghi - o populista Movimento 5 Estrelas, o centrista Itália Viva, o centro-esquerda Partido Democrático e a coalizão de esquerda Livres e Iguais.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA