O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, se reunirá com o presidente da Argélia, Abdelmadjid Tebboune, na capital Argel, no próximo dia 11 de abril, informaram fontes do Palazzo Chigi, sede do governo em Roma, nesta terça-feira (5).
O encontro ocorrerá poucos dias após Draghi e Tebboune conversaram por telefone para debater a parceria estratégica e energética entre a Itália e a Argélia e as próximas reuniões institucionais sobre a agenda bilateral e multilateral, incluindo a cúpula intergovernamental em Argel.
A expectativa é de que os líderes voltem a falar sobre a questão energética, principalmente por ser um tema que voltou à pauta com a invasão da Ucrânia pelas tropas russas.
A Rússia é a principal fornecedora de gás para a Itália, e o regime de Vladimir Putin já ameaçou cortar o abastecimento para a Europa em retaliação contra sanções econômicas.
O governo de Draghi, por sua vez, está buscando alternativas de fornecimento de gás e, segundo o ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, uma dessas nações é a Argélia. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA