A histórica tradição de Nápoles de pendurar roupas em varais sobre as ruas e nas sacadas de apartamentos não será banida.
Característica marcante da capital da Campânia e parte integrante de sua paisagem urbana, essa prática estava ameaçada por um novo regulamento sobre decoro urbano em discussão na cidade.
Após a divulgação de matérias de jornais que davam a proibição como certa, o prefeito Gaetano Manfredi se pronunciou nesta quinta-feira (16) e garantiu que as pessoas poderão continuar estendendo suas roupas em varais sobre as ruas.
"As roupas estendidas nas vielas são um elemento de representatividade de nossa cidade, e não de falta de decoro. É óbvio que precisamos manter um limite entre nossa tradição popular e a ordem, mas acredito que essa regra jamais existirá", disse Manfredi.
"As roupas são estendidas dessa maneira porque nas vielas estreitas de Nápoles, onde dificilmente entra o calor do sol, só assim é possível secá-las", acrescentou o prefeito.
O governo napolitano, no entanto, prepara outras medidas para aumentar o decoro na cidade, como a proibição de lançar balões de gás hélio, de comer e beber em monumentos e de bater toalhas de mesa e tapetes nas janelas. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA