O governo americano "respeita e apoia o processo constitucional" em curso na Itália, e a crise política não muda a relação bilateral entre os países, disse um dos porta-vozes do Departamento de Estado dos EUA nesta quarta-feira (20).
"Existe uma forte aliança entre os Estados Unidos e a Itália baseada em valores compartilhados de democracia, direitos humanos e prosperidade econômica", afirmou à ANSA.
Segundo o porta-voz do governo americano, os dois países vão continuar "a trabalhar juntos em várias prioridades importantes, incluindo o apoio à Ucrânia contra a agressão russa".
A declaração é dada após o primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, obter a confiança no Senado com apenas 95 votos a favor, pavimentando o caminho para sua segunda renúncia em uma semana.
Na sexta-feira passada, um representante da Casa Branca já havia declarado que a atual crise política na Itália "não muda as relações" com os Estados Unidos, principalmente porque ambos "são aliados muito próximos e as relações entre os povos são forte". (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA