Após sua histórica vitória nas eleições parlamentares na Itália, a deputada e futura premiê Giorgia Meloni adotou uma postura "low profile" nesta segunda-feira (26).
Meloni fez um breve discurso ainda de madrugada, no calor das primeiras projeções, porém depois se recolheu e não apareceu mais em público.
Nas redes sociais, divulgou um trecho de seu pronunciamento - "a Itália nos escolheu, e não a trairemos" - e um bilhete escrito por sua filha, Ginevra, de seis anos, com os dizeres: "Cara mãezinha, estou muito feliz que você venceu. Te amo! Muito".
Após uma campanha eleitoral curta, porém intensa, Meloni preferiu passar o dia em família, sem compromissos ou reuniões públicas. Seu partido, o Irmãos da Itália (FdI), de extrema direita, organizou uma coletiva de imprensa em Roma, mas sua líder não apareceu.
A única saída de Meloni foi uma breve "fuga" de casa para buscar sua filha. A deputada, no entanto, já pensa na formação de seu futuro governo, que também incluirá os partidos de Matteo Salvini (Liga) e Silvio Berlusconi (Força Itália).
A posse da próxima legislatura está prevista para 13 de outubro, e a expectativa é de que, ao contrário dos últimos anos, as negociações sejam breves, uma vez que a coalizão de Meloni terá ampla maioria no Parlamento.
"Falei com Giorgia Meloni, e ela está estudando bastante os documentos que já conhecia, mas agora trata-se de decidir, não apenas de propor", disse à ANSA o senador do FdI Adolfo Urso.
"Ela já está trabalhando para entender como lidar com essa fase de transição, que, provavelmente, será breve", acrescentou. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA