O senador de extrema direita Matteo Salvini confirmou nesta sexta-feira (14) que seu partido, a Liga, vai indicar Giancarlo Giorgetti como ministro da Economia da Itália.
Com 55 anos, Giorgetti é deputado desde 1996 e é o atual ministro do Desenvolvimento Econômico, ainda no governo demissionário de Mario Draghi.
Aliado próximo de Salvini, ele é tido como expoente da ala moderada da Liga, partido que já defendeu a saída da Itália do euro, mas hoje não empunha mais essa bandeira.
Sua nomeação como ministro da Economia ainda não foi confirmada pela futura premiê Giorgia Meloni, mas a líder da coalizão conservadora já indicou um parecer positivo. "Acho que ele seria um ótimo ministro", disse a deputada na última quinta (12).
O próprio Salvini é cotado para assumir o Ministério da Infraestrutura, enquanto o Ministério das Relações Exteriores deve ir para Antonio Tajani, coordenador do Força Itália (FI), partido de Silvio Berlusconi.
O ex-premiê, no entanto, não está contente com o espaço do FI na coalizão e boicotou na última quinta a votação que elegeu Ignazio La Russa, expoente do Irmãos da Itália (FdI), partido de Meloni, como presidente do Senado.
Uma foto publicada com exclusividade pelo jornal La Repubblica mostra anotações nas quais Berlusconi define a futura premiê como "prepotente, arrogante e ofensiva". "Giorgia não está aberta mudanças, é alguém com quem não dá para entrar em acordo", escreveu o ex-primeiro-ministro em seu bloco de notas. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA