Os 31 novos subsecretários dos ministérios que farão parte do governo da premiê Giorgia Meloni prestaram juramento nesta quarta-feira (2) em uma cerimônia no Palácio Chigi, em Roma.
Ao fim do juramento à Constituição, Meloni fez um rápido discurso para desejar um bom trabalho aos escolhidos.
"Esperamos que essa aventura seja longa. Difícil, certamente, e esperamos também entusiasmante. Ela será isso apenas quando conseguirmos dar as respostas aos cidadãos e é por isso que estamos aqui. Obrigada pelo que vocês vão fazer e considerem-se sempre um time", disse aos escolhidos.
Meloni, líder do partido de extrema-direita Irmãos da Itália (FdI), ainda afirmou que os subsecretários "agora representam o país".
Na cerimônia, também participaram os dois vice-premiês do governo: Matteo Salvini, da Liga, e Antonio Tajani, do Força Itália. As três siglas formam o bloco que dá sustentação ao novo governo.
Entre os subsecretários, há 15 representantes do FdI, nove da Liga e oito do FI, e há apenas 11 mulheres. Na comparação com o governo anterior, Mario Draghi tinha 35 subsecretários, entre as quais, 16 mulheres.
No próximo dia 4 de novembro, será a vez do juramento dos novos oito vice-ministros do governo.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA