(ANSA) - A Comissão Europeia e os governos da Polônia, Eslováquia, Hungria, Romênia e Bulgária fecharam um acordo de princípio nesta sexta-feira (28) sobre a importação dos grãos e cereais ucranianos, informou o vice-presidente do Executivo, Valdis Dombrovskis.
Conforme o anúncio, entre os pontos principais do pacto, estão a retirada da proibição unilateral para a importação por parte dos países interessados, medidas excepcionais de proteção sobre sementes de trigo, milho, canola e girassol e um pacote de ajuda de 100 milhões de euros para auxiliar produtores afetados nesses cinco países.
"Acolho favoravelmente o acordo de princípio fechado sobre o trânsito de quatro tipos de cereais e sementes ucranianas. Um acordo que preserva tanto a capacidade de exportação da Ucrânia, de forma a continuar a nutrir o mundo, como os meios de subsistência dos nossos agricultores", destacou a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen.
Há semanas havia muita tensão entre esses países e o Executivo europeu por conta das variações de preços e compras em grandes volumes dos grãos ucranianos. Por isso, eles tomaram medidas unilaterais que proibiam a importação desses produtos para evitar que produtores nacionais fossem prejudicados, abrindo uma crise dentro da União Europeia.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA