(ANSA) - O alto representante para Política Externa da União Europeia, Josep Borrell, anunciou nesta segunda-feira (13) que realizará uma missão diplomática em Israel, Palestina e outros países da região nos próximos dias.
Esta será a primeira missão do chefe da diplomacia da UE aos territórios desde o início da guerra entre Israel e o grupo fundamentalista islâmico Hamas, em 7 de outubro.
"Nesta semana viajarei para Israel, Palestina, Bahrein, Arábia Saudita, Catar e Jordânia para discutir acesso e assistência humanitária e questões políticas com líderes regionais", revelou ele em uma publicação nas redes sociais.
Borrell explicou que é necessário "um horizonte político que olhe para a solução de dois Estados", porque "este objetivo só pode ser alcançado através do diálogo.
Além disso, ele apelou a uma "pausa" no conflito para permitir que a ajuda humanitária chegue aos palestinos em Gaza.
"Queremos pausas com urgência nas hostilidades. Utilizo o plural, não é uma pausa, mas sim pausas. É urgente que isso seja feito e que sejam criados corredores humanitários para aliviar a terrível situação da população de Gaza. Apelamos a Israel que mostre a máxima contenção para proteger os civis", pediu Borrell.
A declaração é dada no dia em que os ministros das Relações Exteriores dos países do bloco estão reunidos para debater a situação em Gaza, onde os ataques israelenses prosseguem, na Ucrânia e a crise Azerbaijão-Armênia.
"Hoje os 27 ministros das Relações Exteriores da UE enviaram uma mensagem de apoio à Ucrânia, dando as boas-vindas ao ministro Dmytro Kuleba. A Ucrânia é a prioridade absoluta da UE, o nosso compromisso não enfraquecerá. Estou a trabalhar, seguindo mandato do Conselho Europeu, sobre os nossos futuros compromissos em matéria de segurança", concluiu.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA