(ANSA) - Líderes da União Europeia e da China se reúnem nesta quinta-feira (7), em Pequim, para tratar sobre as relações bilaterais.
Oito comissários participam da visita, incluindo o do Comércio, Valdis Dombrovskis, e o chefe da diplomacia, Josep Borrell, nos esforços para reiniciar o diálogo de alto nível.
Em pronunciamento após o encontro com o presidente chinês, Xi Jinping, a presidente do Poder Executivo da União Europeia, Ursula von der Leyen, disse que "as desigualdades e diferenças entre a UE e a China devem ser resolvidas".
"A China é o mais importante parceiro comercial da UE, mas há claros desequilíbrios e diferenças que precisam ser resolvidos", enfatizou.
"A China deve garantir um acesso mais justo e aberto aos seus mercados. Não há vontade de desvincular as economias, mas o atual déficit comercial é extremamente insustentável", disse ainda a comandante da Comissão Europeia.
Ela disse ainda que a questão da posição no conflito entre Rússia e Ucrânia é crucial: "Desde o início, fomos muito claros: como a China se posicionará em relação à agressão da Rússia à Ucrânia será importante para definir as relações entre Bruxelas e Pequim".
Xi Jinping e Vladimir Putin são aliados e a China tem se posicionado ao lado da Rússia no tema.
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que também participou da reunião, afirmou que a UE está buscando um relacionamento "estável e mutuamente benéfico" com a China.
Michel assegurou que "estamos unidos no compromisso de buscar um relacionamento estável e mutuamente benéfico com a China", acrescentando que Bruxelas deseja laços baseados em "princípios de transparência, previsibilidade e reciprocidade".
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA