(ANSA) - A atriz britânica Glenda Jackson, duas vezes vencedora do Oscar, morreu "serenamente" aos 87 anos em sua residência, em Londres, após uma "breve doença", informou seu agente Lionel Larner nesta quinta-feira (15).
"Glenda Jackson, atriz e política duas vezes vencedora do Oscar, morreu serenamente na sua casa de Blackheath, em Londres, nesta manhã depois de uma breve doença com sua família ao seu lado", diz o comunicado.
Nascida no dia 9 de maio de 1936 em Birkenhead, próximo de Liverpool, Jackson ingressou no teatro da ACM local aos 16 anos.
Após dois anos, ela ganhou uma bolsa de estudos para Royal Academy of Dramatic Art e surpreendeu ao participar de "Separate Tables", de Terence Rattigan.
Depois de completar os seis anos de curso de atuação, ela tornou-se membro da companhia teatral Royal Shakespeare Company e trabalhou com o diretor Peter Brook em muitas peças, incluindo Marat/Sade, de Peter Weiss, como Charlotte Corday, um papel que ela também interpretou na versão cinematográfica filmada em 1967.
Em 1971, por seu papel em "Mulheres Apaixonadas", Jackson ganhou o primeiro Oscar, e depois, em 1974, faturou o segundo por "Um Toque de Classe". Em 1992, a britânica abandonou a carreira artística para se dedicar à política e foi deputada trabalhista na Câmara dos Comuns até 2015.
Em 2016, 25 anos após se aposentar dos palcos, voltou a atuar na peça "Rei Lear", de William Shakespeare. Já em 2020 venceu um prêmio da Academia Britânica de Cinema e Televisão (Bafta, na sigla original) pela minissérie para TV "Elizabeth R".
Ao longo de sua carreira, Jackson também ganhou dois prêmios Emmy, dois prêmios Bafta e um Globo de Ouro.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA