(ANSA) - A tradição dos presépios natalinos remete a tempos mais recentes, porém traços de montagens ritualísticas nas casas também existiam em eras mais antigas.
Um conjunto de 13 estatuetas em terracota, provavelmente usadas em rituais para homenagear deuses, foi encontrado durante escavações em uma casa da antiga cidade romana de Pompeia, devastada por uma erupção do vulcão Vesúvio no ano 79 da Era Comum.
As esculturas têm cerca de 15 centímetros cada uma, algumas representando figuras humanas, e foram achadas em posição ereta sobre um plano horizontal situado dentro de um vão onde possivelmente ficava uma estante, aproximadamente dois metros acima do chão.
O ambiente que as conservava, provavelmente o átrio da casa, continha também decorações nas paredes, e os primeiros estudos apontam que as figuras remetem ao mito de Cibele e Átis, que está ligado ao ciclo das estações e à fertilidade da natureza.
"Estamos diante de um contexto de grande interesse e que mostra momentos de um relato mitológico, mas que também restituem ex-votos [presentes dados aos deuses ou santos de devoção] que remetem a precisas ações ritualísticas", diz um artigo publicado no site do sítio arqueológico do sul da Itália.
Situada nos arredores de Nápoles, Pompeia foi destruída por uma erupção no Vesúvio, que cobriu a antiga cidade com material vulcânico e deixou um rastro de corpos petrificados até os dias de hoje.
O sítio arqueológico é uma das atrações turísticas mais visitadas da Itália, se revezando na liderança do ranking com o Coliseu de Roma e as Gallerie degli Uffizi, em Florença. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA