(ANSA) - A emissora pública italiana RAI completou nesta quarta-feira (3) 70 anos de história.
Após vários anos de testes, em 3 de janeiro de 1954, a locutora Fulvia Colombo realizou o primeiro anúncio da RAI ao confirmar que a emissora iria começar naquele dia seu "serviço regular de televisão".
O evento deu o pontapé inicial para uma nova era na comunicação de massa, principalmente do território italiano. Em 1954, apenas 34% da população tinha uma televisão, já que o país ainda estava se recuperando das consequências da Segunda Guerra Mundial.
"Chegadas e Partidas" abriu a programação da RAI com a apresentação de Armando Pizzo e Mike Bongiorno, que mais tarde se tornaria um ícone da televisão italiana por entrevistar diversas personalidades.
A emissora dedicará ao longo desta quarta uma programação especial para relembrar sua história, com imagens de arquivo e diversas outras recordações que vão ser veiculadas nos canais RAI e na plataforma RaiPlay.
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, parabenizou a emissora pelos 70 anos e destacou que ela continua sendo uma "garantia de pluralismo e de democracia".
"A RAI nunca deixou de acompanhar o processo coletivo de crescimento e mudança cultural, social e civil. Aproveito a oportunidade deste importante aniversário para agradecer à Rai pelo trabalho que tem realizado", disse a chefe de governo.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA