(ANSA) - O venezuelano Juan Vicente Perez Mora, certificado em 2022 pelo Guinness World Records como o homem mais velho do mundo, morreu na noite da última terça-feira (2) aos 114 anos, anunciou o presidente Nicolás Maduro.
"Juan Vicente Perez Mota transcendeu para a eternidade aos 114 anos", escreveu o líder da Venezuela no X (antigo Twitter).
Perez foi confirmado oficialmente como o homem mais velho vivo em 4 de fevereiro de 2022, quando tinha 112 anos e 253 dias, segundo o Guinness. Pai de 11 filhos, ele tinha 41 netos e 30 bisnetos na ocasião.
Nascido em El Cobre, no estado andino de Táchira, em 27 de maio de 1909, o ex-agricultor era conhecido como "Tio Vicente".
"Aos cinco anos, ele começou a trabalhar com o pai e os irmãos na agricultura e ajudou na colheita de cana-de-açúcar e café", afirma um comunicado do Guinness de 2022.
Ao longo de sua vida, "Tio Vicente" também foi xerife e enquanto ainda trabalhava na agricultura era responsável pela resolução de disputas fundiárias e familiares.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA