(ANSA) - O presidente da Itália, Sergio Mattarella, recebeu nesta segunda-feira (29) do papa Francisco o Prêmio Internacional Paulo VI.
A entrega da premiação ao mandatário italiano, que ganhou a honraria pelo serviço ao bem comum, aconteceu na Sala Clementina, no Vaticano.
"Paulo VI foi o Papa da transição da minha juventude para a idade adulta. É também por isso que é tão emocionante receber este prêmio, além de recebê-lo das mãos do Santo Padre", disse o chefe de Estado durante a cerimônia.
O líder da Igreja Católica destacou que ficou feliz ao entregar o prêmio a Mattarella, além de afirmar que agiu como um "instrumento de gratidão".
"Estou feliz por ser um instrumento de gratidão em nome de todos aqueles, jovens e idosos, que veem em você um mestre, um mestre simples e, acima de tudo, um testemunho coerente e educado de serviço e responsabilidade", declarou o Papa.
Mattarella também pediu ao Instituto Paulo VI que doasse a quantia em dinheiro associada ao prêmio para as pessoas afetadas pelas chuvas na Emilia-Romagna.
"Acho que com o prêmio, mais do que com a minha ação pessoal, se deseja indicar um modo de interpretar o compromisso na sociedade e nas instituições, que muitos praticaram e desenvolveram inspirados na visão de Paulo VI e em seus ensinamentos", disse o presidente italiano.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA