(ANSA) - O papa Francisco pediu nesta quarta-feira (9) para que seja organizado em encontro entre os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante a COP28.
De acordo com o jornal libanês L'Orient-Le Jour, que cita fontes árabes e ocidentais, o pedido do líder da Igreja Católica foi feito ao mandatário dos Emirados Árabes Unidos, Muhammad ben Zayed.
A conferência internacional do clima está agendada para acontecer em 30 de novembro em Dubai.
As fontes ouvidas pelo periódico afirmam que o pedido do religioso foi feito "em coordenação com algumas potências europeias", tanto que várias nações do continente estariam em contato direto com Abu Dhabi para apoiar a iniciativa.
"Os Emirados Árabes Unidos poderiam aproveitar sua posição geopolítica para obter um cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia. O objetivo é acordar a abertura de um diálogo que possa colocar fim à guerra", disse uma das fontes.
Ainda segundo o L'Orient-Le Jour, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, "está ciente" da ideia e teria até mesmo "acolhido", destacando que fornecerá "todo o apoio necessário para que a reunião alcance seus objetivos".
Em relação ao conflito em território ucraniano, o Papa desejou paz ao saudar um grupo de peregrinos poloneses presentes na audiência geral de hoje.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA