(ANSA) - O papa Francisco recebeu neste sábado (16) os participantes do "Christmas Contest", concurso musical ligado ao Concerto de Natal do Vaticano, e declarou: "Compor música é uma metáfora da vida, em que precisamos tanto nos sintonizar harmoniosamente com os outros, com a sociedade e com suas leis, quanto dar espaço à originalidade do modo de ser e de se exprimir de cada um".
"Vocês são compositores! E a composição é uma arte que requer esforço, que requer, por um lado, conhecimento da música com suas regras e sua linguagem e, por outro, capacidade de dar voz às perguntas, inspirações e desejos do coração", complementou Francisco.
"É uma arte que requer, em duas palavras, harmonia e criatividade, que andam juntas", acrescentou.
Falando sobre os conceitos de harmonia e criatividade, Francisco explicou que "não estão em contraste: de fato, a busca pela harmonia, que requer empenho, dedicação e constância, na música como na vida, não humila, mas liberta o aspecto único de cada um, oferecendo ao artista os instrumentos para se comunicar de maneira compreensível aos outros, tornando um dom construtivo para a alegria de todos".
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA