(ANSA) - O papa Francisco está avaliando a possibilidade de participar presencialmente das negociações da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28), que acontecerá em Dubai entre 30 de novembro e 12 de dezembro deste ano.
Fontes do Vaticano revelaram nesta segunda-feira (23) que o Pontífice poderá estar presente na abertura da cúpula, No entanto, a informação ainda não foi confirmada oficialmente.
No último dia 11 de outubro, Jorge Bergoglio recebeu o Sultan Ahmed Al Jaber, presidente designado da COP28, em uma audiência no Vaticano, após a publicação da exortação apostólica "Laudate Deum" sobre o agravamento da crise climática, na qual o religioso mencionou a cúpula.
"Não podemos desistir de sonhar que a COP28 conduza a uma aceleração decisiva da transição energética, com compromissos efetivos que possam ser monitorados permanentemente. Esta conferência pode ser um ponto de virada, provando que tudo feito desde 1992 foi sério e apropriado", escreveu o argentino no documento.
Segundo o líder da Igreja Católica, "caso contrário será uma grande decepção e colocará em risco todas as coisas boas que foram alcançadas até agora".
Se a presença for confirmada nos próximos dias, esta será a primeira vez que um Papa participará de uma conferência da ONU sobre as mudanças climáticas desde seu início, em 1995, em Berlim.
Francisco, de 86 anos, tem a proteção do meio ambiente uma das marcas de seu pontificado e, inclusive, chegou a fazer um apelo aos negacionistas das mudanças climáticas e a políticos, principalmente depois dos recentes eventos extremos.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA