(ANSA) - O governo da Indonésia confirmou no sábado (30) que o papa Francisco visitará o país em setembro deste ano, à medida que aumentavam as preocupações com a saúde do Pontífice de 87 anos nos últimos dias.
"Com base na carta enviada pelo Vaticano e recebida pelo governo indonésio, o papa Francisco estará presente na Indonésia em 3 de setembro de 2024", declarou o ministro de Assuntos Religiosos da Indonésia, Yaqut Cholil Qoumas, em um evento em Java Central, enfatizando que "isso será uma honra" para o país.
O presidente cessante Joko Widodo havia convidado o religioso para visitar a nação, que tem a maior população muçulmana do mundo, em junho de 2022, como parte de um esforço para promover a tolerância religiosa.
"Depois de esperar dois anos, o papa Francisco finalmente chegará à Indonésia. Acredito que este será um presente especial para os católicos", acrescentou o ministro.
De acordo com o Pew Research Centre, a Indonésia é o lar de 242 milhões de muçulmanos e cerca de 29 milhões de cristãos, sendo 8,5 milhões católicos.
Neste ano, Jorge Bergoglio também deverá visitar Papua Nova Guiné em agosto, segundo disse o ministro das Relações Exteriores do país, Justin Tkatchenko, em janeiro passado.
Além disso, uma fonte do Vaticano revelou que o argentino planeja viajar para Timor Leste no mesmo mês. Desde a sua eleição pelos cardeais em 2013, Francisco fez 44 viagens ao exterior.
Recentemente, o Vaticano anunciou que o líder da Igreja Católica visitará a Bélgica ainda neste ano, e o Papa mencionou seu desejo de voltar à sua terra natal, a Argentina.
No entanto, as dúvidas sobre seu estado de saúde foram reacendidas após o cancelamento de última hora de sua participação na Via Sacra no Coliseu, em Roma, na Sexta-feira Santa, para "preservá-lo".
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA