O papa Francisco parte nesta segunda-feira (2) para uma visita de 12 dias à Ásia e à Oceania, a mais longa de seu pontificado.
A missão, que passará por Indonésia, Papua Nova Guiné, Timor-Leste e Singapura, tem como temas principais o diálogo e o pacifismo entre religiões diversas, a busca pela harmonia entre múltiplas culturas, a crise climática, além de demonstrar o apoio do Vaticano a igrejas mais jovens e minoritárias.
Francisco fará 16 discursos no total, quase todos em italiano. Apenas no Timor-Leste os pronunciamentos serão em espanhol. O religioso deve desembarcar em Jacarta, capital indonésia, às 11h30 (horário local) desta terça-feira (3) e será recebido pelo ministro das Relações Religiosas.
Nos dias que se seguirão, o Papa terá diversos encontros com autoridades políticas e religiosas, além de representantes da sociedade civil.
A região a ser visitada pelo pontífice é considerada estratégica para o Vaticano. O Timor-Leste, ex-colônia de Portugal, tem a maior porcentagem de católicos no mundo, com 98% dos habitantes seguindo esta fé. Por outro lado, a Indonésia tem o maior percentual de muçulmanos no planeta.
Esta será a 45ª viagem oficial de Bergoglio, que atingirá o número de 65 países visitados durante seu pontificado. O retorno ao Vaticano será em 13 de setembro.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA