O papa Francisco se reuniu na manhã desta terça-feira (3) com um grupo de refugiados, órfãos, idosos e moradores de rua logo após sua chegada à Indonésia, marcando seu primeiro compromisso oficial na Ásia e Oceania, onde permanece até o dia 13 de setembro.
O encontro aconteceu na Nunciatura Apostólica de Jacarta, após uma breve cerimônia de boas-vindas feita pelo ministro das Relações Religiosas, Yaqut Cholil Qoumas. As pessoas recebidas pelo líder da Igreja Católica são deslocados acolhidos pelo Serviço Jesuíta para Refugiados, além de crianças órfãs criadas por freiras dominicanas e também idosos, refugiados e sem-teto acompanhados pela Comunidade Indonésia de Santo Egídio.
Este foi o único compromisso do Papa em seu primeiro dia no país. Na quarta-feira (4), Francisco dá início a uma série de reuniões com autoridades políticas e religiosas, bem como com representantes da sociedade civil.
A visita de 12 dias à Ásia e à Oceania, que ainda inclui passagens por Papua Nova Guiné, Timor-Leste e Singapura, é a mais longa de seu pontificado e tem como temas principais o diálogo e o pacifismo entre religiões diversas, a busca pela harmonia entre múltiplas culturas, a crise climática e o apoio do Vaticano a igrejas mais jovens e minoritárias.
Esta é a 45ª viagem oficial de Bergoglio, que atingirá o número de 65 países visitados durante seu mandato.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA