(ANSA) - A colomba pascal superou os ovos de chocolate e virou a sobremesa preferida dos italianos no período da Páscoa, segundo uma pesquisa da Confederação-Geral dos Cultivadores Diretos (Coldiretti).
Segundo o levantamento, o prato, que tem suas origens em território italiano, estará presente em pelo menos sete em cada 10 lares durante a Páscoa, o que representa 69% dos entrevistados.
A sobremesa, que é um símbolo de paz, superou o tradicional ovo de chocolate em seis pontos percentuais. Além disso, a pesquisa apontou que grande parte dos italianos estão cada vez mais buscando as versões da colomba pascal produzidas com ingredientes locais.
Embora tenham ficado atrás da colomba, os ovos de Páscoa continuam sendo consumidos pela população local, mas a procura pelas versões mais balanceadas e saudáveis do doce subiu na Itália.
A Codacons, por sua vez, informou que a disparada dos preços das matérias-primas e os altos preços da energia influenciaram o aumento dos valores da colomba pascal em 2023.
O estudo apontou que a sobremesa em sua versão de 1kg subiu dos 4,98 euros do ano passado para os atuais 7,90 euros, ou seja, uma elevação de quase 60%.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA