(ANSA) - Uma tradição culinária da região de Puglia, no sul da Itália, tem sido considerada uma tendência alimentar do verão no país em 2023: trata-se do famoso sanduíche de polvo.
O alimento, encontrado também na Sicília, Campânia e Sardenha, está conquistando todos os italianos e já é um dos mais comentados nas redes sociais, um sinal da tendência principalmente entre os adolescentes e os turistas que passam férias no sul do país.
O sanduíche de polvo, que pode ser com a iguaria preparada em várias versões, como cozida, frita ou assada, também leva combinações de escarola à burratina e tomates cereja confitados.
O polvo cozido é um prato típico da comida de rua de Palermo, onde é retirado de grandes panelas fumegantes e servido em um prato com limão. Já o polvo assado é um pouco mais elaborado e, muitas vezes, combinado com pasta de grão de bico.
O lanche, por sua vez, nasceu em Bari, uma cidade de pescadores e apaixonados por peixes. Lá, inclusive, o crustáceo é tradição na festa do padroeiro São Nicolau e é exposto nos sanduíches em barracas.
A comida tornou-se o prato mais solicitado dos restaurantes de fast food à beira-mar, como La Tana del Polpo em Bari Vecchia, bem como no estabelecimento familiar de Bartolo L'Abbate e Domingo Iudice.
O sucesso da fórmula foi tanto que em poucos anos o sanduíche, com pão branco, tipo rosetta, polvo frito e nabos, ricota e figo cozido, se tornou carro-chefe do restaurante, que abriu unidades em Roma, Milão, Turim, Florença, Bolonha, Trani, Nápoles.
A tradição, no entanto, é reivindicada pela Sardenha, que tem o sanduíche com polvo cozido, azeite, alho, salsa e pimenta malagueta como principal prato da festa popular de San Simplicio.
Já na Sicília, o lanche de polvo está em quase toda parte, especialmente em eventos de comida de rua como o festival de Messina.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA