(ANSA) - A Itália produz cerca de 1 milhão de toneladas de uvas de mesa e por isso ocupa o primeiro lugar no setor em toda a Europa, revelou uma pesquisa nesta segunda-feira (25).
A região de Puglia, no sul da Itália, é onde se concentra 60% da produção das uvas, seguida da Sicília, com 35%, e da Basilicata, com 5%.
Os dados foram divulgados por ocasião da apresentação da Puglia como região parceira da Macfrut 2024 e da uva de mesa como produto simbólico da 41ª edição da feira internacional para profissionais de produtos hortofrutícolas, que será realizada no Rimini Expo Center, entre os dias 8 e 10 de maio de 2024.
"A promoção da região da Puglia e da uva de mesa, na Macfrut 2024, é um desafio que queremos assumir como protagonistas, apostando na resposta ao mercado que pede uvas sem sementes e na proteção das produções tradicionais das nossas zonas", explicou o conselheiro da Agricultura da região, Donato Pentassuglia.
De acordo com o estudo, a produção de uva de mesa na Puglia registrou uma queda de 35% este ano devido à primavera chuvosa e úmida, mas a menor quantidade das plantas e as boas condições climáticas a partir do fim de junho favoreceram um excelente qualidade organoléptica, fitossanitária e visual.
Os analistas apontam ainda que na Puglia a produção de uvas sem sementes representou aproximadamente 60% e 40% das frutas tradicionais.
Os principais mercados de comercialização do produto são a Alemanha (35%), a Itália (30%), a França (20%) e os 15% restantes em outros países da União Europeia e países fora do bloco.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA