(ANSA) - O Ministério das Empresas e do Made in Italy avalia criar uma iniciativa chamada "Aggiungi un posto a tavola che c'è un bambino in più" (Adicione um lugar à mesa que há uma criança a mais, em tradução livre), para atrair mais famílias com filhos para restaurantes, com menus com desconto.
Segundo informações de participantes das reuniões, os primeiros encontros sobre o tema ocorreram no Ministério com associações de empresas de restaurantes e famílias para elaborar um protocolo semelhante ao do "trimestre sem inflação" sobre produtos de primeira necessidade.
Em detalhes, a iniciativa incluiria menus infantis por menos de 10 euros, pratos locais a preços controlados ou outros menus com descontos.
Na ata de uma reunião, realizada em 7 de novembro, lê-se que "a reunião nasce com o objetivo de promover novas ideias para que os grupos familiares (principalmente os numerosos) possam frequentar restaurantes que, muitas vezes, são alvo de reclamações relacionadas a preços elevados".
O Ministério indica no texto que o "desejo seria definir um protocolo que permita a ativação e o anúncio da iniciativa a partir dos primeiros dias de dezembro".
Para garantir uma maior adesão, é sugerido que seja "estrategicamente útil" iniciar a iniciativa a partir de janeiro de 2024, com duração pelo menos durante todo o primeiro quadrimestre do ano.
A proposta seria desenvolvida "com o objetivo de garantir um efeito moderador nos preços dos restaurantes", contribuindo assim para "amenizar a pressão inflacionária".
Ao mesmo tempo, a iniciativa se conectaria à construção de uma nova relação de confiança entre os comerciantes e as famílias incentivadas a voltar a frequentar os locais de restauração por meio de uma campanha de comunicação.
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