No 'Dia do Tiramisù', confira a receita do melhor do mundo

Sobremesa de brasileira venceu competição na Itália em outubro

Tiramisù é uma das sobremesas mais famosas do mundo (foto: ANSA)
Tiramisù é uma das sobremesas mais famosas do mundo (foto: ANSA)

(ANSA) - Por Luciana Ribeiro - Considerado um dos doces italianos mais famosos, o tiramisù conquistou seu espaço em diversos lugares do mundo e é celebrado nesta quinta-feira (21), no "Tiramisù Day".

Para comemorar a data, a brasileira Patricia Guerra, vencedora da "Tiramisù World Cup 2023", decidiu compartilhar a receita que a fez campeã da competição anual que reúne confeiteiros amadores do mundo inteiro na Itália com o desafio de preparar a melhor versão da sobremesa.

A paulistana, cujo aniversário também é celebrado no "Dia Mundial do Tiramisù", garantiu o título de "melhor tiramisù do mundo" em outubro passado, em Treviso, após ter vencido a competição nacional em junho de 2023 e se classificado para a final no território italiano.

"O tiramisù mudou a minha vida e parece que já estávamos predestinados. As vitórias vieram depois de muito treino, experimentação e foco. E elas me ensinaram que sonhos são possíveis. A cozinha virou um caminho novo na minha vida, que tenho trilhado paralelamente à carreira em Direito", explica Guerra, que atua como corregedora do Estado de São Paulo, em nota enviada à ANSA.

A tradicional sobremesa italiana é feita com os seis ingredientes básicos - ovos, açúcar, queijo mascarpone, café, cacau e o tradicional biscoito savoiardi. Sua popularidade levou Clara e Gigi Padovani, autoras do livro "História, curiosidades e interpretações do doce italiano mais amado", e o fundador do Eataly, Oscar Farinetti, criarem a comemoração "Tiramisù Day".

Confira a receita do melhor tiramisù do mundo:

Ingredientes:

500g de Queijo Mascarpone

90g de gemas de ovos ou 6 gemas

90g de açúcar ou 1/2 xícara de açúcar

200g de Biscoitos Savoiardi ou uma quantidade suficiente para conseguir montar

Café

Cacau em pó

Modo de preparo:

1. Bata na batedeira as gemas com o açúcar até dobrar de volume e ficar um creme claro e sedoso.

2. Adicione o queijo mascarpone (gelado) ao creme. Bata na batedeira até incorporar e ficar com uma textura firme e lisa. Coloque em um saco de confeiteiro com bico a sua escolha e reserve.

3. Umedeça os biscoitos savoiardi no café (não adoçado), sem deixá-los muito úmidos.

4. Inicie a montagem com uma camada de biscoitos, uma camada generosa de creme, uma camada de biscoitos, termine com o creme restante. Finalize com cacau em pó e sirva. (ANSA).