(ANSA) - O governador da província de Trento, Maurizio Fugatti, assinou um decreto nesta sexta-feira (8) ordenando o abate da ursa F36, que seria responsável por uma agressão na região.
A ursa tem seis anos de idade e é rastreada. Em 30 de julho passado, segundo relatos, se deparou com dois jovens excursionistas em uma área florestal.
Um deles conseguiu fugir, o outro tentou escalar uma árvore, foi derrubado pela ursa e depois fugiu, não tendo sido seguido.
Poucos dias depois, em 6 de agosto, a ursa encontrou um casal e teria se comportado "de maneira intimidadora", mas sem contato físico.
Os casos teriam ocorrido porque a F36 tentava proteger seus filhotes.
Após um relatório da Guarda Florestal que considerou "possível, concreto e latente o risco de outra agressão", o governador decretou a morte do animal.
Ela foi reconhecida através de análise genética de amostras colhidas no local da agressão.
Instituições de defesa dos direitos dos animais já anunciaram a intenção de impugnar a decisão, como já aconteceu em dois decretos anteriores do governador sobre outros ursos.
"Devemos tutelar a segurança pública, esse é um urso que atacou duas pessoas e estão vivas por milagre. O resto não nos interessa", justificou Fugatti.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA