A Embaixada da Itália em Brasília e o "Projeto Portinari" vão abrir ao público, a partir desta terça-feira (15), uma exposição inédita e gratuita de gravuras de Cândido Portinari, um dos maiores pintores brasileiros do século 20, de origem italiana.
A mostra "Portinari Ilustrador" ficará em exibição na Sala Nervi da sede diplomática italiana até 27 de março e reunirá 28 obras originais, criadas utilizando diferentes técnicas, pertencentes a diferentes etapas da vida do autor. Entre elas estão um retrato de seu pai, cartões de Natal, uma gravura do famoso quadro "Retirantes" e outros.
Serão expostas também outras obras, ilustrações dos livros "Memórias póstumas de Braz Cubas" e "O Alienista", ambos de Machado de Assis, um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos.
Para completar a mostra, um painel reunirá oito gravuras do livro "Menino de engenho", um clássico de José Lins do Rego.
"Temos a honra de receber as obras do grande mestre Portinari, cujo relacionamento com a Embaixada da Itália remonta ao início de sua carreira", disse o Embaixador italiano no Brasil, Francesco Azzarello, agradecendo a colaboração e generosidade do filho do artista, João Candido, diretor do Projeto Portinari.
Serviço: Portinari Ilustrador
Data: de 15 a 27 de março
Local: Embaixada da Itália em Brasília - S.E.S. Av. das Nações Quadra 807 Lt. 30
Valor: Visita gratuita
Horários:
De segunda à sexta-feira, das 16h às 19h
Sábado, das 15h às 19h.
Domingo, das 10h às 13h (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA