(ANSA) - Uma série de iniciativas está sendo realizadas em Vinci, em Florença, para celebrar a data em que o gênio renascentista Leonardo Da Vinci (1452-1519) completaria mais um ano de vida.
Segundo a prefeitura da cidade italiana, neste sábado (15), Pietro Marani, professor de história da arte na Universidade Católica de Milão, participará da "Lettura Vinciana" intitulada "O Salvator Mundi saudita: notícias sobre sua fortuna iconográfica e uma reconsideração".
Além disso, o Museu Leonardo, que completa 70 anos em 15 de abril, projetará a imagem da "Dama com Arminho" e o modelo "O parafuso aéreo" em um dos lados da torre.
As iniciativas promovidas pela Comissão Nacional para as comemorações dos 500 anos da morte de Leonardo da Vinci, ocorridos em 1519, foram financiadas pela comissão nacional encarregada das comemorações.
"Leonardo da Vinci nasceu em 15 de abril de 1452 e hoje é o dia em que celebramos o dia da pesquisa italiana no mundo", celebrou o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, em um vídeo publicado no Twitter.
Na publicação, ele agradece aos jovens cientistas italianos que estão no exterior. "O governo é muito ativo nessas questões, de fato, desde o início quis lançar uma ação coletiva para promover o know-how italiano no mundo em 360 graus", declarou, acrescentando que estava "orgulhoso com os 30 mil cientistas italianos no exterior engajados e apreciados nos setores mais avançados", como física, biologia, pesquisa espacial e matemática.
Tajani afirmou ainda que todos "são verdadeiros protagonistas do crescimento da nossa diplomacia" e explicou que o "trabalho diário ativa colaborações internacionais, atrai talentos para a Itália e apoia o crescimento do país" e, por isso, "o sucesso dos pesquisadores italianos no mundo é um sucesso para toda a Itália".
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA