A ANSA e agência paraguaia IP assinaram na última quarta-feira (30) um acordo de colaboração que prevê a possibilidade de os parceiros utilizarem seus respectivos serviços de informação para uso editorial e desenvolverem ofertas comerciais conjuntas para apoiar a comunicação de instituições e empresas em seus respectivos países.
A iniciativa foi assinada via videoconferência com a Embaixada da Itália em Assunção, na presença da ministra da Comunicação do Paraguai, Alejandra Duarte, a subsecretária de Relações Exteriores da Itália, Maria Tripodi, atualmente em viagem pela América Latina, e o embaixador da Itália no Paraguai, Marcello Fondi.
Em Roma, na sede da agência italiana de notícias, estiveram a embaixadora do Paraguai na Itália, Maria José Argaña Mateu, e o CEO da ANSA, Stefano De Alessandri.
"Hoje é um grande dia para o Paraguai, porque estamos cumprindo o mandato do nosso presidente Santiago Peña de ampliar o espectro de comunicações ao máximo das nossas possibilidades.
Nossa relação com a Itália é histórica e estratégica, e visa melhorar o nosso conhecimento, intercâmbio e perspectivas, fortalecendo as nossas relações bilaterais e enriquecendo o debate público", afirmou Duarte.
A ministra também lembrou a presença no Paraguai de 25% da população de origem italiana, "da qual tenho orgulho de fazer parte", e manifestou o desejo de estreitar os laços entre os dois países. "Estou convencida de que este acordo é apenas o começo de um projeto ambicioso", acrescentou.
A subsecretária de Relações Exteriores da Itália, Maria Tripodi, que está em Assunção, aplaudiu o acordo entre ANSA e IP, definindo-o como "mais um momento de partilha das relações entre Itália e Paraguai" e esperando que represente "o primeiro tijolo de uma colaboração que pode durar no tempo".
"Como vocês sabem, a América Latina e o Paraguai mostram cada vez mais dinamismo no cenário global e a Itália pretende ser um interlocutor de destaque também neste caso, com esta assinatura", observou.
Já a embaixadora do Paraguai em Roma destacou que, para o seu país, este acordo não representa "apenas uma aliança estratégica entre duas instituições envolvidas no setor das comunicações, mas uma ponte que fortalecerá os laços entre ambas as nações e permitirá expandir oportunidades para o intercâmbio de conhecimento, informação e cultura".
"Num mundo cada vez mais globalizado e conectado, o acesso a informação fiável e completa é essencial. Estamos convencidos de que é uma etapa de colaboração frutífera da qual ambos os países irão beneficiar", afirmou.
Por sua vez, o embaixador italiano em Assunção manifestou-se satisfeito com o acordo alcançado, "importante para o conhecimento mútuo entre os dois países". "O meu ânimo é ainda mais positivo por poder contar com a presença da subsecretária Tripodi e agradeço à ministra Duarte pela grande colaboração que nos permitiu chegar à assinatura de hoje".
A visita de Tripodi a Assunção terminou com a assinatura do acordo ANSA-IP, que Fondi definiu como "mais uma ferramenta de colaboração que permitirá a troca de informações e conhecimento mútuo".
"Esta parceria nos permitirá ampliar a cobertura dos acontecimentos nos nossos dois países com a esperança, ou melhor, a certeza, de aproximá-los ainda mais. Também estamos desenvolvendo projetos tecnológicos interessantes e estamos à disposição para compartilhar nossas melhores práticas com parceiros e com a agência de notícias paraguaia IP", concluiu o CEO da ANSA.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA