(ANSA) - A TIM Brasil, operadora móvel da Estação Antártica Comandante Ferraz (Eacf), treina nesta semana militares da Marinha do Brasil para operar e fazer manutenções dos equipamentos de telecomunicação instalados no Polo Sul. A Estação Antártica fica na Ilha Rei George e pertence ao Brasil.
O foco dos trabalhos é garantir que os sistemas de comunicação se mantenham funcionando e eficientes, apesar das condições adversas extremas da região, onde a temperatura atinge -30ºC no inverno, com o vento fazendo a sensação térmica alcançar valores bem mais baixos. Rajadas acima de 160 quilômetros por hora são comuns.
A Eacf tem antenas com sistema anticongelamento e redundância energética, minimizando o risco de interrupção dos serviços.
Segundo a TIM Brasil, garantindo presença permanente do Brasil desde 1984, Ferraz é um importante centro de pesquisa brasileiro no continente e responsável por estudos de biodiversidade, mudanças climáticas, geodinâmica, entre outros.
No treinamento da TIM, os agentes da Marinha conheceram as instalações do LAB TIM e a planta de testes situada em Guaratiba Valley, no Rio de Janeiro.
Para a empresa, a visita reforça o laço de cooperação e destaca a importância dessa parceria para os desafios do Brasil Antártico.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA