Illycaffè aposta no minimalismo em coleção de xícaras artísticas

Nova illy Art Collection é assinada pelo coreano Lee Ufan

Novas xícaras da illy Art Collection (foto: divulgação) (foto: ANSA)
Novas xícaras da illy Art Collection (foto: divulgação) (foto: ANSA)

(ANSA) - A marca italiana illycaffè apresentou sua nova linha de xícaras artísticas, a illy Art Collection, que desta vez é assinada pelo sul-coreano Lee Ufan, conhecido pelo estilo minimalista.

O pintor, escultor e acadêmico é um dos fundadores da vanguarda Mono-Ha ("Escola das coisas"), movimento artístico não conformista baseado no estudo da natureza e de materiais brutos e manufaturados, que surgiu em Tóquio no fim da década de 1960.

"Estamos muito satisfeitos por termos criado essa illy Art Collection com Lee Ufan, um artista que nos conquistou por sua capacidade de descrever conceitos complexos através da essencialidade dos traços", disse Cristina Scocchia, CEO da illycaffè.

"Ao desenhar essas xícaras, o artista quis nos oferecer idealmente o espaço físico e temporal para nos dedicarmos às pessoas e ao ambiente que nos cerca, para viver com a simplicidade que seu pensamento artístico nos transmite", acrescentou.

Por sua vez, o artista afirmou que a nova illy Art Collection "expressa as relações e sua natureza complexa, que devemos simplificar para compreender sua verdadeira energia e poder". "Conexões que também são criadas graças a uma xícara de café e ao ritual que foi construído em torno das relações humanas", reforçou.

As xícaras elaboradas por Lee fazem referência à pintura reducionista, com pinceladas e linhas fluídas, em que cada gesto desempenha um papel importante.

A superfície do objeto é deixada parcialmente sem pintura, de forma a destacar a relação entre a porcelana branca e a criação do artista, propondo uma reflexão sobre a importância da moderação e da simplicidade.

A coleção será exibida na próxima edição da Asia Now, feira de arte asiática que acontece em Paris, na França, entre 20 e 22 de outubro. (ANSA)