Assim como todo o mundo, o futebol italiano também se despediu nesta quinta-feira (29) de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que faleceu aos 82 anos de idade.
Uma das primeiras a se manifestar foi a Fiorentina, que escreveu que o brasileiro está "para sempre na história do futebol". "Descanse em paz", disse no Twitter.
A Inter de Milão afirmou que Pelé "inspirou crianças de todo o mundo e fez um povo inteiro sonhar por anos e anos, estendendo sua aura de invencibilidade sobre todo o mundo do futebol, agora órfão de um dos maiores de todos os tempos".
"Edson Arantes do Nascimento, para todos, para sempre, Pelé. Três Copas do Mundo com o Brasil, recordes infinitos, inteiras gerações crescidas no mito de um jogador que revolucionou o futebol", acrescentou o clube nerazzurro em um comunicado.
Já o Napoli usou uma imagem de Pelé e de Maradona de mãos dadas sobre as nuvens e escreveu: "Lendas".
O ex-meia Claudio Marchisio postou uma foto do ex-jogador com a hashtag "Descanse em paz".
Por sua vez, o ex-meio-campista Andrea Pirlo, campeão do mundo com a Itália em 2006, disse que o "rei Pelé" está "para sempre na história".
O presidente da Federação Italiana de Futebol (Figc), Gabriele Gravina, também lamentou a morte do brasileiro.
"Uma dor enorme. O esporte chora muito porque Pelé era o futebol. Também graças a ele, aliás, se tornou o esporte mais amado e jogado do mundo. Milhões de pessoas se reconheceram nele em uma linda história de redenção e grande paixão", escreveu o dirigente italiano.
Outra homenagem foi feita pela seleção da Itália, atual campeã da Eurocopa. "Adeus, grande Pelé, a sua lenda viverá para sempre", escreveu a Azzurra, que foi derrotada pelo esquadrão liderado pelo "rei" na final da Copa do Mundo de 1970.
Já o ex-jogador italiano Francesco Totti, maior ídolo da Roma, se despediu do brasileiro. "Você, o futebol. Adeus, 'O Rei'", escreveu o ex-atleta nos stories do Instagram.
O veterano goleiro Gianluigi Buffon, do Parma, publicou em suas redes sociais um breve texto para se despedir. "Com suas ações, você fez o mundo se apaixonar por esse esporte, tornando-se um de seus símbolos. Obrigado, 'O Rei', para mim você é e sempre será uma lenda", escreveu o arqueiro, campeão Mundial em 2006 pela Itália.
Uma das recordações mais extensas foi feita pela Juventus, que publicou uma longa despedida ao “Rei do Futebol” em seu site oficial.
“Uma história fantástica, a do campeão brasileiro, que conquistou três Copas do Mundo e, com seu tamanho imenso, representou o encanto do futebol em todas as latitudes. Uma história que se cruzou com a da Juventus”, escreveu a Velha Senhora, que relembrou as partidas de Pelé contra o clube.
O Milan, atual campeão da Série A da Itália, expressou suas condolências pela morte do "Atleta do Século". "Estamos profundamente tristes ao saber que a lenda do futebol Pelé faleceu. Enviamos nossas sinceras condolências a seus amigos e familiares. Descanse em paz, Rei", escreveu o time rossonero, que postou uma foto do brasileiro ao lado de Giovanni Trapattoni.
O técnico da Atalanta, Gian Piero Gasperini, declarou que o tricampeão do mundo foi uma "referência absoluta" para sua geração. "Ele estava acima de todos. Cada um faz a sua avaliação, mas, para mim, ele é uma lenda", afirmou o comandante da Dea.
Gianni Rivera, um dos jogadores mais importantes da história do futebol italiano e vice-campeão da Copa do Mundo de 1970, no México, disse que sempre considerou o brasileiro "o maior de todos os tempos". "Pelé sabia usar os dois pés da mesma forma, com a mesma sensibilidade e com a mesma força. Tínhamos um excelente relacionamento e realmente sinto muito por sua morte", afirmou. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA